TRILHOS DO PALEOZÓICO – TRAIL RUNNING

c11A 15 e 16 de Março, decorre a segunda edição do evento de trail running, Trilhos do Paleozóico, no Parque Paleozóico de Valongo. Dividido em três provas – o Ultra Trilho com 45 quilómetros; o Trilho com 21 quilómetros que faz parte do circuito nacional de trail; e o Mini-Trilhos e Caminhada com 12 quilómetros – o evento conta já com 1200 inscritos. Como as inscrições terminam dia 20 de Fevereiro, os interessados têm de ser rápidos a contactar a organização.

Os percursos incluem locais de beleza ímpar, tais como o Rio Simão, o Rio Ferreira, as Fragas, os Fojos e as Minas Romanas, entre outros locais do Parque Paleozóico de Valongo. A organização deste evento está a cargo do ultra-maratonista Luís Pereira, com a co-organização da Câmara Municipal de Valongo e do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta. Para mais informações é obrigatório aceder ao novo website deste evento desportivo, onde, para além de dados sobre os trilhos, é feita a apresentação da mascote Cuca Macuca. Criado para divulgar não só as corridas de montanha, mas também as potencialidades turísticas do concelho de Valongo, o site é um projeto inovador, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Valongo, o Centro de Emprego de Formação Profissional do Porto e o Centro de Emprego de Valongo. Foi desenvolvido por 40 alunos de um curso de formação em multimédia realizado no âmbito da modalidade Vida Ativa – Formar e Integrar.

O Parque Paleozóico de Valongo, idealizado em 1995, surgiu de um projecto co-financiado pelo fundo Life da Comissão Europeia e desenvolvido pela Câmara de Valongo em parceria com o departamento de Geologia da Faculdade de Ciências das Universidade do Porto. Tem como objectivo preservar fósseis e outros organismos da Era Paleozóica existentes nas serras de Valongo. Foram, entretanto, criados diversos trilhos que permitem explorar, de forma segura, recantos e paisagens únicas. No âmbito do mesmo projecto foi também criado um Corredor Ecológico, que liga o Parque da Juventude, junto à rotunda de acesso à A4, à aldeia de Couce e Pias.

Deixa um comentário